RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo

Fique por dentro de tudo que rola no mercado digital

Migrou seu site WordPress e ele sumiu do Google? Veja o que fazer.

Veja este caso de um site Wordpress que, depois de uma migração, teve todas as suas páginas removidas do index do Google. Entenda o motivo e como resolver.

Se você está passando por isso, este artigo vai te mostrar o que fazer e por onde começar a investigar as razões pelas quais isso pode ter acontecido.

Quem nos dá algumas dicas é John Mueller, do Google. Mueller respondeu a uma pergunta sobre um site WordPress que foi completamente desindexado dos resultados de pesquisa do Google após mudar de hospedagem.

Removido do índice após uma migração de servidor

Uma pergunta enviada ao podcast Google Workplace Hours relatou que seu site desapareceu dos resultados de pesquisa depois que eles migraram o site WordPress para uma hospedagem própria.

Eles contam que o site estava hospedado no WordPress.com e que optaram por migrar para uma hospedagem própria.

A resposta está aos 7:24 minutos

Migrar um site WordPress requer algumas etapas relativamente simples, como evitar o tempo de downtime, porém tem muita coisa que pode dar errada se o processo não for bem planejado.

John Mueller responde à pergunta

Mueller respondeu à pergunta do ponto de vista do próprio site, que é o melhor lugar para começar a investigação do problema neste caso específico.

A razão é porque a pergunta indica que o site ainda pode ser acessado, ou seja, ele ainda online e logo pode ser encontrado.

A pergunta foi..

“Depois que o site foi transferido do WordPress para a autopublicação, quase todas as publicações desapareceram do índice. Os resultados da pesquisa são ‘0'.”

John Mueller respondeu:

“Se o seu site saiu dos resultados de pesquisa e não está mais sendo indexado, bem no momento em que você fez a migração, então meu palpite é que seu novo site está de alguma forma bloqueando os mecanismos de pesquisa, ou pelo menos bloqueando o Google. Eu começaria analisando os dados no Search Console e trabalhando a partir daí.”

O console de pesquisa pode mostrar a data exata em que as páginas começaram a sair do índice do Google e o motivo pelo qual foram retiradas.

Os motivos típicos podem ser as páginas não serem encontradas (404) ou o Google ter sido impedido de rastrear por um robots.txt. Esses são os pontos de partida para identificar o que está acontecendo do lado do Google.

Como saber se o WordPress está bloqueando o Google

Esse tipo de problema geralmente acontece quando um site WordPress está configurado para ser ocultado dos mecanismos de pesquisa, o que significa que há uma entrada robots.txt que está bloqueando a indexação do site pelos mecanismos de pesquisa.

O Google Search Console informará quando isso estiver acontecendo por meio do Relatório de indexação de páginas, que mostrará que o site está bloqueado por um robots.txt na coluna do relatório chamada “Por que as páginas não são indexadas”.

Se for esse o caso, você poderá ver no arquivo robots.txt, normalmente localizado na raiz do seu domínio, /robots.txt (seusite.com.br/robots.txt).

Se a página estiver bloqueada pelo arquivo robots.txt, pode ser que uma configuração no WordPress tenha sido aplicada em algum momento da migração para bloquear a indexação de pesquisa.

Esta é uma configuração nativa do painel de administração do WordPress que pode ser acessada no menu lateral esquerdo: Configurações 🡪 Leitura.

Em leitura, você encontrará uma configuração chamada “Visibilidade dos motores de busca” com uma caixa de seleção chamada Evite que mecanismos de pesquisa indexem este site. Se for esse o caso, desmarcar essa caixa pode resolver.

Se houver uma entrada robots.txt que esteja bloqueando os mecanismos de pesquisa, mas a caixa acima não estiver marcada, pode ser outro plug-in fazendo isso, como um plug-in de SEO ou de migração.

Uma outra possibilidade é da entrada ter sido inserida manualmente. Nesse caso, baixe o robots.txt, edite o arquivo em um editor de arquivo de texto e carregue-o novamente.

Por fim, verifique as configurações de DNS e veja se os apontamentos para o novo serviço de hospedagem estão corretos.

Considerações finais

Antes de migrar um site de lugar é sempre recomendado fazer um planejamento de SEO. Se você não sabe ou está em dúvidas de como fazer isso, procure um profissional para te ajudar.

O processo em si é relativamente simples, porém muita coisa pode se perder dependendo da configuração do seu novo servidor. Espero ter ajudado!

Sucesso e boas vendas! Farôooo🤚

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe:

Receba Ofertas por Whatsapp

Olá! Preencha os campos abaixo para receber nossas ofertas por WhatsApp.

🟢 ESTAMOS ONLINE!

Quer anunciar, coproduzir, afiliar, divulgar ou promover seu produto/serviço na Amplifica Web? Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento.

🟢 ESTAMOS ONLINE!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp. Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento.

🟢 ESTAMOS ONLINE!

Tire suas dúvidas e fale pelo Whatsapp. Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento.