RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo

Fique por dentro de tudo que rola no mercado digital

Marketing de Afiliados para E-commerce: Por que criar um programa de afiliados?

Desbloqueie o poder do marketing de afiliados no seu e-commerce. Aprenda as estratégias para aumentar as vendas e a visibilidade da marca sem esforço.
Marketing de Afiliados para E-commerce Por que criar um programa de afiliados Amplifica Web

Um dos principais desafios do marketing é que você precisa gastar dinheiro primeiro antes de começar a ganhar dinheiro.

Mas o que fazer se o dinheiro estiver escasso no momento? Esquecer o marketing? Mas como isso vai ajudar suas fontes de receita?

Veja também: Como se tornar um top vendedor na Shopee e vender na até 30 mil reais por mês sem aparecer.

Esta é uma situação que os sites de comércio eletrônico em particular frequentemente enfrentam. Sem uma localização física para ajudar a espalhar a conscientização da marca, as empresas on-line precisam encontrar maneiras alternativas de fazer com que suas listagens de produtos se destaquem.

No entanto, estratégias como alcance por e-mail e SEO (otimização para mecanismos de busca) podem demorar um pouco antes de fornecer resultados. Pior ainda, há também o risco real de você acabar gastando uma quantia considerável apenas para falhar.

Se essa situação parece familiar, dar uma chance às campanhas de marketing de afiliados pode ajudar a mudar seu status.

Como é baseado em desempenho, você só precisa pagar depois de ver resultados. Isso também significa que é menos arriscado do que outras estratégias de marketing de comércio eletrônico, já que você paga somente se ver resultados.

Neste artigo, exploramos o que é o marketing de afiliados, por que você deve considerar seriamente incluí-lo em seu plano de marketing daqui para frente e como começar.

Atrair tráfego de qualidade para sua loja online e impulsionar as vendas do comércio eletrônico não precisa ser um bicho de sete cabeças. Às vezes, tudo o que é necessário é um pouco de ajuda da sua rede.

O Que É Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia de negócios comum em que um afiliado é pago por promover os produtos ou serviços de uma empresa.

Os afiliados (também conhecidos como editores) geralmente são blogueiros, influenciadores, outros tipos de criadores de conteúdo ou até mesmo consumidores comuns.

Eles podem promover os produtos da loja online em canais digitais como seus blogs, sites pessoais ou redes sociais que atraem um tráfego significativo.

Dependendo dos termos e condições do acordo, eles podem ganhar uma comissão por venda, lead gerado ou clique.

Quais São as Vantagens dos Programas de Afiliados

Lançar um programa de marketing de afiliados para sua empresa de comércio eletrônico é uma situação vantajosa para ambas as partes envolvidas.

Para os afiliados, cria uma fonte de renda adicional. Para as marcas de comércio eletrônico, aqui estão 5 dos principais benefícios que ele pode proporcionar:

1. Fácil de rastrear

A maioria dos futuros afiliados receberá seu próprio link exclusivo para usar ao falar sobre o seu negócio. Esse link de afiliado usa cookies para rastrear os cliques que ele gera.

Além disso, se você usar uma ferramenta de marketing de afiliados como Refersion, poderá acessar todos os dados facilmente por meio de um painel.

2. Alto ROI

O marketing de afiliados é mais acessível do que outras estratégias de marketing digital comuns, pois você pode começar imediatamente sem grandes investimentos financeiros.

Não há necessidade de contratar profissionais de marketing adicionais ou comprar espaço publicitário. Você nem sempre precisa criar o conteúdo que será usado pelos afiliados.

Além disso, se você optar por pagar por venda em vez de por lead ou clique, só precisará pagar aos afiliados depois que eles gerarem vendas.

Não apenas esse custo inicial mínimo facilita o início, mas você também pode esperar um retorno sobre o investimento mais alto.

Na verdade, de acordo com estatísticas compartilhadas pela Affilimate, mais de 80% dos proprietários de empresas que usam esse modelo classificaram o ROI que ele conseguiu gerar como superior a outros canais.

3. Cria prova social

Um subproduto do marketing de afiliados é a prova social. Além de atrair mais vendas online, o conteúdo que os influenciadores participantes compartilham acaba servindo como um poderoso conteúdo gerado pelo usuário também.

Portanto, mesmo que uma postagem não resulte necessariamente em uma venda (ou clique), seu público verá que outros confiam e gostam da sua marca.

Esse tipo de exposição pode não ser facilmente quantificável, mas saiba que é valioso para a reputação da sua marca e a confiança do consumidor.

4. Concentre seus esforços em produtos específicos

Ao configurar seu programa de marketing de afiliados, você tem a opção de permitir que seus afiliados promovam apenas determinados produtos em vez de toda a sua linha de produtos.

Você pode optar por concentrar seus esforços de marketing nos produtos que têm as melhores margens de lucro ou nos produtos que têm a menor taxa de devolução. Ambas as abordagens podem funcionar a seu favor.

Produtos de alto valor geralmente são mais caros e exclusivos. Como não são compras cotidianas comuns, permitir que os afiliados se concentrem nesses produtos pode ajudar a aumentar a velocidade com que eles são vendidos.

Por outro lado, se você descobrir que tem um estoque excessivo, optar por focar nos itens da sua linha que têm a menor taxa de devolução pode ajudá-lo a eliminar o estoque que está ocupando espaço na loja quando você não está usando o dropshipping.

5. Adquira embaixadores da marca

Seus afiliados inevitavelmente se tornarão embaixadores da sua marca. Com a ajuda de uma rede forte de embaixadores da marca, você está perfeitamente posicionado para alavancar a publicidade boca a boca.

Claro, as pessoas podem estar passando mais tempo nas redes sociais do que com seus próprios amigos e rede.

No entanto, de acordo com uma pesquisa global que analisou os canais de publicidade mais confiáveis, recomendações pessoais de amigos e rede continuam sendo o canal de publicidade mais confiável. Na verdade, quase 90% confiam em uma recomendação pessoal.

Lançamento de um Programa de Afiliados para sua Empresa de Comércio Eletrônico

Não apenas os programas de marketing de afiliados de comércio eletrônico têm baixos custos iniciais, mas também são fáceis de começar.

Você descobrirá que a maior parte das informações necessárias você já tem à disposição. Agora, é basicamente apenas uma questão de mergulhar um pouco mais fundo e aplicá-las à sua estratégia de marketing de afiliados.

1. Pesquise seus concorrentes

Claro, você sabe quem são seus principais concorrentes, mas como eles estão usando o marketing de afiliados?

Se eles usam, tente ver se você pode descobrir detalhes como qual rede de afiliados eles usam e quais taxas de comissão eles pagam.

Pesquisar a estratégia dos seus concorrentes também pode tornar mais fácil encontrar afiliados adequados quando chegar a hora de começar a recrutar os seus próprios (mais sobre isso a seguir).

2. Estabeleça seus objetivos

O objetivo do marketing de afiliados de comércio eletrônico não necessariamente precisa ser gerar mais vendas. Aumentar o tráfego para o seu site também pode ser igualmente valioso.

Talvez você queira aumentar suas taxas de conversão ou expandir sua lista de e-mails?

Depois de entender claramente quais são seus objetivos comerciais, você poderá decidir sobre um método de comissão e quais tipos de afiliados contratar.

Isso também ajudará você a identificar as métricas que deseja rastrear. Lembre-se, como você estará usando links exclusivos, será fácil acompanhar KPIs como tráfego de cliques, receita média por pedido, taxa de conversão, etc.

3. Crie uma estratégia de pagamentos

Agora que você sabe o que está tentando alcançar, pode decidir como deseja recompensar.

Leads: Com o método pay-per-lead (PPL), você recompensará os afiliados pelo número de leads convertidos.

Isso poderia, por exemplo, ser para se inscrever em uma lista de e-mails, compartilhar seu endereço de e-mail em troca de um ímã de leads ou segui-lo no Instagram.

Embora seja mais difícil de implementar do que simplesmente pagá-los uma porcentagem de cada venda, esse método pode ser excelente se você estiver mais interessado em conscientização da marca.

Venda Direta: Este é provavelmente o método que você tinha em mente. É bastante simples. Você pagará ao afiliado uma porcentagem do valor da venda quando seus esforços de marketing estiverem diretamente relacionados a um cliente que compra um produto específico.

Cliques: Se atrair mais tráfego para o site for seu principal objetivo, pode ser uma boa ideia usar um método de pagamento por clique (PPC).

Com este método de comissão, os afiliados receberão um pagamento com base no número de visitantes que eles redirecionaram de suas fontes de tráfego para o seu site de comércio eletrônico.

Qualquer que seja o método de pagamento que você deseja usar, é fundamental que todos os detalhes sejam claramente definidos. Você também precisará decidir sobre uma taxa de comissão justa.

Dito isso, você precisará fazer as contas e verificar se pode arcar com a taxa. Para fazer isso, leve em consideração seu custo por aquisição (CPA), valor médio do pedido (AOV) e taxa de retenção de clientes. Por exemplo, se sua taxa de retenção de clientes for maior, sua comissão pode ser maior.

4. Recrute afiliados

Ao procurar blogueiros e influenciadores para incluir em sua rede de marketing de afiliados, seu objetivo deve ser encontrar criadores de conteúdo que interajam regularmente com seu público específico.

A quantidade de tráfego que seus sites e perfis atraem importa, mas será inútil se as pessoas mais propensas a comprar seus produtos não estiverem incluídas nesse tráfego.

Seu objetivo é obter tráfego de qualidade. Em outras palavras, se você vende principalmente roupas, associe-se a influenciadores de moda.

Eles não apenas devem corresponder ao seu nicho, mas também devem estar alinhados com sua marca. Que tipo de conteúdo eles compartilham em suas plataformas de mídia social?

Eles usam a mesma tonalidade de linguagem? Esses são os tipos de perguntas que você deve se fazer ao fazer sua due diligence.

Para ajudá-lo a encontrar os candidatos certos, pode ser uma boa ideia se associar a uma rede de afiliados que possa conectá-lo a afiliados.

Algumas das redes de afiliados mais comuns que você pode conferir são CJ Affiliate e Rakuten Advertising.

5. Compartilhe diretrizes

Mesmo quando você se sente confiante sobre os afiliados que tem a bordo, é crucial que você compartilhe diretrizes com eles. Detalhes que você pode incluir nessas diretrizes são:

– Missão da sua marca
– Tom e estilo preferidos
– Branding
– Seus produtos mais vendidos
– Ideias de marketing

6. Monitoramento contínuo

Embora não seja difícil começar com o marketing de afiliados, há muitos elementos que você precisará manter sob controle.

Por esse motivo, a maioria das empresas online usa ferramentas de marketing de afiliados. Como mencionado, um dos principais benefícios do marketing de afiliados é que é fácil de rastrear. No entanto, isso só é possível com a plataforma certa em sua pilha de tecnologia.

No entanto, você também pode seguir o caminho de se associar a uma agência para ajudá-lo com esse aspecto.

Você pode, por exemplo, verificar uma plataforma como a Tap Afiliate que oferece uma combinação de software e serviços gerenciados para ajudá-lo a encontrar, contratar e gerenciar afiliados.

De qualquer forma, encontre uma plataforma que tenha um histórico comprovado. Sem um toque de automação, será impossível rastrear como sua campanha global e afiliados individuais estão se saindo.

Considerações Finais

Os programas de afiliados de comércio eletrônico são uma maneira econômica e de baixo risco de expandir sua base de clientes e divulgar os produtos à venda. Mesmo assim, você não pode confiar apenas nele ou lidar com isso sozinho.

Você ainda precisa de perfis sólidos nas redes sociais, uma lista de e-mails e conteúdo de qualidade. Esses ativos digitais ajudarão a conduzir clientes em potencial ainda mais no funil de vendas.

Além disso, como você estará se associando a outros profissionais que podem depender dessa renda adicional, é melhor deixar parte da responsabilidade para uma ferramenta online.

Veja também: Aprenda como vender na Shopee do zero até 7 mil reais por mês sem aparecer com método simples, rápido e validado.

Não apenas a plataforma certa automatizará os pagamentos para seus afiliados, mas também ajudará você a ter uma ideia real de se está seguindo na direção certa. Espero ter ajudado!

Sucesso e boas vendas! Farôoooo🤚

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe:

🟢 ESTAMOS ONLINE!

Tire suas dúvidas e compre pelo Whatsapp. Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento.

Receba Ofertas por Whatsapp

Olá! Preencha os campos abaixo para receber nossas ofertas por WhatsApp.

🟢 ESTAMOS ONLINE!

Quer anunciar, coproduzir, afiliar, divulgar ou promover seu produto/serviço na Amplifica Web? Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento.

🟢 ESTAMOS ONLINE!

Tire suas dúvidas e compre pelo Whatsapp. Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento.

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma melhor experiência. Dúvidas consulte nossa Política de Privacidade.